segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Artigos Renato André

Frequentemente nosso treinador/técnico/atleta: Renato André, que é professor na faculdade Unieuro postará aqui no blog artigos relacionados ao esporte. Ai está o primeiro deles:

VOCÊ SABE QUANTAS CALORIAS GASTA PARA MANTER-SE VIVO?


O organismo consome uma quantidade de oxigênio por cada caloria gasta e, pela relação entre o oxigênio inspirado e expirado é possível estabelecer quantas calorias são metabolizadas. A Taxa metabólica basal (TMB) é a energia gasta por uma pessoa para manter as funções vitais em repouso. Para mensurá-la é utilizado o exame de Calorimetria Indireta (CI). O valor obtido na CI é extrapolado para 24 horas e assim tem-se o custo energético basal diário. O exame é realizado com o avaliado em jejum, deitado, com uma máscara e respirando normalmente.

Existe uma relação entre a TMB e tamanho corporal. Estudos demonstram que a TMB pode ser bastante diferente para indivíduos com composição corporal semelhante. Tais diferenças na TMB decorrem do volume de massa muscular, por diferentes ritmos metabólicos dos órgãos, ou a dietas hipocalóricas. Também, um aumento na aptidão física pode aumentar a TMB. Pesquisadores sugerem que a prescrição de dietas deve basear-se na TMR, pois esta pode representar de 60 a 75% do gasto calórico diário. No entanto, mais do que apenas mensurar a TMB, é necessário interpretar e utilizar corretamente os dados obtidos para tornar factível o alcance dos objetivos individuais. Com a medida da TMB, pode-se monitorar de maneira precisa e sistematizada as adaptações fisiológicas induzidas pelo treinamento físico e dieta. Vejamos abaixo exemplos de metabolismo basal medidos por CI e comparados com estimativas que consideram a idade e a massa corporal.

SEXO

IDADE

Estilo de

vida

TMB

REAL

TMB

ESTIMADA

TMB REAL - ESTIMADA

Metabolismo

basal

Masculino

39

Ativo

2017

1971

+ 46

NORMAL

Masculino

42

Atleta

2742

1935

+ 807

ELEVADO

Masculino

26

Sedentário

1988

2019

- 31

NORMAL

Feminino

39

Sedentária

779

1430

- 651

REDUZIDO

Feminino

24

Sedentária

828

1369

- 541

REDUZIDO

Feminino

29

Atleta

1515

1270

+ 245

ELEVADO

* Os valores de TMB são expressos em calorias por dia (kcal/dia). Dados cedidos pelo CEMEx/ Golden Spa.


Os dados do quadro demonstram a variabilidade existente no metabolismo basal de pessoas com diferentes idades e estilos de vida. É visível que extrapolações generalizadas a partir de valores de TMB estimados podem colocar em risco a eficácia de um programa dietético ou de exercícios físicos. Portanto, conhecer seu metabolismo é um passo importante para que futuras intervenções possam induzir os resultados pretendidos.

O Prof. Renato André Silva é fisiologista do exercício do Centro de Excelência em Medicina do Exercício (CEMEx), graduado e mestre em Educação Física (CREF 1114G/DF), professor universitário (UNIEURO) e treinador da Equipe de Ciclismo Brasplásticos/Capital Recicláveis/UNIEURO/Golden Spa.



Nenhum comentário: