terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Entrevista

Entrevista concedida por João Schwindt ao projeto da Aglaé Menezes no CEM 03 em Outubro de 2009:


1 - O QUE MOTIVOU VOCÊ, ATLETA, A PARTICIPAR DO PROJETO DO CEM 03 DO GAMA?

A Aglaé Menezes me convidou eu aceitei participar.

2 - EXISTE APOIO DO GOVERNO PARA VOCÊ, ATLETA? E ESSE APOIO ATENDE AS SUAS NECESSIDADES?

Até hoje nunca recebi nenhum apoio do governo, nenhum centavo.

3 - FOI DIFÍCIL CHEGAR AONDE VOCÊ CHEGOU COMO ATLETA? A DIFICULDADE AINDA EXISTE? POR QUÊ?

Hoje sou atleta de competição, mas o ciclismo pra mim não é uma fonte de renda, tenho minha profissão, que é o que me sustenta. Só consegui chegar no bom nível que estou hoje porque me organizo para conciliar trabalho e treino, o que realmente não é fácil. Não sei se me arriscaria a tentar viver do ciclismo no Brasil, pois não é um esporte de visibilidade nacional, não tem tradição, não existe um calendário nacional bem definido, enfim, falta estruturação para o esporte começar a ganhar visibilidade nacional.

4 - QUAL FOI O SEU MOMENTO DE MAIOR ALEGRIA COMO ATLETA?

Acho que esse momento ainda vai acontecer.

5 - SER ATLETA NO BRASIL É DIFÍCIL?

É difícil pois, tirando o futebol, aqui no Brasil a coisa funciona ao contrário de como deveria. Primeiro o governo e as empresas querem resultado, para depois apoiar o atleta. Veja o exemplo do Cesar Cielo, o cara não tinha apoio de ninguém, a família o enviou para os EUA para treinar, depois que conseguiu os resultados que a CBDA foi "abraçá-lo". Ganhou as medalhas para o Brasil, mas sem apoio brasileiro, usando a estrutura de outro país, se tivesse ficado por aqui talvez não tivesse os mesmos resultados. Ou seja, você tem que se virar sozinho, como pode, sem apoio e sem estrutura para poder se destacar, e isso não é nada fácil.

6 - EM ALGUM MOMENTO VOCÊ JÁ PENSOU EM DESISTIR DO ESPORTE? POR QUÊ?

Se eu vivesse do ciclismo com certeza eu teria pensado várias vezes em seguir outro rumo. Como não dependo do esporte para me sustentar não penso em parar.

7 - O QUE É SER UM ATLETA DE ALTO RENDIMENTO?

Ser atleta de alto rendimento é abdicar de algumas coisas pelo esporte, tais como; sair mais frequentemente com amigos, de curtir a noite, de ter uma vida social mais ativa, é se alimentar bem, ter disciplina, ser persistente e treinar muito.

8 - VOCÊ JÁ USOU ALGUMA SUBSTÂNCIA PROIBIDA? SIM OU NÃO E POR QUÊ?

Nunca, porque não acho certo e também porque acredito que resultado se alcança com treinamento.


9 - COMO É VISTO UM ESCÂNDALO DE DOPING NO MEIO DOS ATLETAS?

No ciclismo não é mais visto com espanto, devido à frequência com que surgem casos de doping. Muitos ciclistas generalizam e dizem que todos atletas de ponta, nacional e internacional, se dopam mas que somente alguns são pegos nos exames anti-doping. Eu ainda tento acreditar que a minoria se dopa.

10 - QUAIS FORAM AS CAUSAS QUE LEVARAM ATLETAS A PARAREM COM SEUS TREINAMENTOS?

Acredito que falta de incentivo, falta de perspectiva.

11 - VOCÊ JÁ DEIXOU DE PARTICIPAR DE ALGUM EVENTO POR FALTA DE PATROCÍNIO?

Sim, vários, não tem nem como enumerar.

12- VOCÊ JÁ TEVE DE TIRAR DINHEIRO DO PRÓPRIO BOLSO PARA PARTICIPAR DE ALGUM EVENTO?

Sim, vários também, o último foi o mundial paraolímpico que ocorreu em setembro desse ano na Itália.

13- VOCÊ ACHA QUE TEM TODA ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA SER UM ATLETA DE ALTO RENDIMENTO? E O QUE ACHA DE O BRASIL SEDIAR AS OLIMPÍADAS DE 2016?

Tenho uma boa estrutura que minha equipe, a Brasplásticos-Unieuro, me oferece, mas com certeza poderia ser ainda melhor.

Sobre o Brasil sediar as olimpíadas em 2016 eu acho que é bom para o Brasil e bom para o esporte. Mas acho errado a forma como funciona a cabeça das autoridades. Não se pode querer correr quando não se consegue caminhar ainda. Acho que o Brasil tem muita coisa para melhorar antes de sediar uma olimpíada. Principalmente socialmente, um país onde milhões passam fome, outros tantos milhões não tem sequer acesso ao saneamento básico, e vamos sediar uma olimpíada? É certo? Eu não tenho certeza.

Ai aparece um monte de gente dizendo que o legado que a olimpíada vai deixar será bom para o esporte. Não acho que seja bem assim, os que falam isso acredito que são as pessoas que vão tirar proveito financeiro do evento.

Eu fui ao Rio de Janeiro em Dezembro de 2008 participar do brasileiro de pista no moderníssimo velódromo construído para o pan do Rio em 2007 e era a primeira prova desde o Pan que era realizada lá, ou seja, mais de um ano sem nenhum evento. Ao lado, está o enorme parque aquático Maria Lenk que parecia abandonado. Ou seja, o legado do Pan está lá, alguém usa? Existe um planejamento sério para saber o que fazer com aquilo tudo? Posso estar errado, mas na minha opinião o que mais falta no Brasil é gente séria e comprometida a frente das entidades relacionadas ao esporte. Pessoas que realmente se importam com o esporte, e não gente que só queira ganhar dinheiro, tirar proveito de uma situação em benefício próprio.



14 - EXISTE ALGUM CENTRO DE TREINAMENTO PARA ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO? SE NÃO, COMO FAZ PARA TREINAR?

Para a prática do ciclismo hoje em Brasília não existe um centro de treinamento, que seria no caso um velódromo, o que tinha está sendo destruído para a construção de um novo. Resta ver se realmente sairá do papel pois percebi que a obra de destruição do atual velódromo já está parada há algum tempo. Para treinar procuramos estradas menos perigosas onde o asfalto não esteja tão ruim. Temos o autódromo também, onde os ciclistas podem treinar durante a semana, mas somente até as 8 da manhã.

15 - COMO DEVE SER FEITO O ACOMPANHAMENTO MÉDICO E NUTRICIONAL DE UM ATLETA DE ALTO RENDIMENTO?

O atleta deve estar atento ao seu corpo, prestar atenção aos possíveis sinais de desgaste, deve fazer exames periódicos para saber se está tudo bem com a saúde para dar prosseguimento aos treinos. Deve seguir também a orientação de um nutricionista, para seguir uma dieta correta, de acordo com o seu tipo de treinamento e competição.

16 - FALTA LOCAL DE TREINAMENTO PARA VOCÊS, ATLETAS?

Falta um velódromo, que não precisaria ser moderníssimo como o do Rio de Janeiro, mas o que mais falta mesmo é a educação e respeito dos motoristas.

17 - COMO E QUAL SERIA O LUGAR IDEAL PARA VOCÊ – ATLETA – TREINAR?

Uma estrada boa, sem buracos, de pouco movimento de veículos, com poucos e educados motoristas.

18- QUAIS SERIAM OS BENEFÍCIOS PARA O PAÍS DO INVESTIMENTO EM UM ATLETA?

Existe um estudo que diz que para cada real investido no esporte, há uma economia de três reais em saúde e de sete reais em educação. Ou seja, financeiramente não há o que discutir. Fora isso acredito que o governo investindo no atleta, faz com que tenhamos mais jovens se espelhando nos atletas, procurando levar uma vida mais saudável, física e mentalmente. No geral há um ganho de sociabilidade, onde as pessoas passam a estar mais satisfeitas consigo mesmas.


Nenhum comentário: