quinta-feira, 4 de março de 2010

Golden Spa - Exames importantes

Independentemente da idade, é imprescindível fazer testes e exames para garantir sua saúde e bem-estar durante a atividade física.

Os exames são importantes também para definir e monitorar a capacidade de cada um. Exames estes que são aplicados e avaliados por um especialista em medicina esportiva ou fisiologia do exercício.

Como o coração é um órgão muito solicitado, os primeiros exames recomendados são o ergométrico ou o ergoespirométrico, também chamado de cardiopulmonar. Enquanto o ergométrico avalia a condição e o risco cardiovascular, o outro analisa a capacidade aeróbia máxima e identifica os limiares ventilatórios, necessário para avaliar depois a evolução da potência aeróbica.


Exame de Absortometria Radiológica de Dupla Energia. Este exame é realizado com um aparelho próprio e permite saber, de uma forma fácil e rápida, a composição corporal e a quantidade de gordura corporal presente.

Esse teste proporciona com precisão a sua composição corporal:

* Massa Gorda (% de gordura e gordura corporal em kg)
* Massa Magra (músculo, ossos e vísceras)
* Água Corporal (litros e % de água na massa magra)
* Taxa Metabólica Basal (TMB), Índice de Massa Corporal (IMC)
* Valor ideal de % de gordura, de massa magra, de água corporal, peso a perder ou a ganhar.


Prof. Renato André aplicando exame de Absortometria Radiológica de Dupla Energia.
Exame Ergoespirométrico (cardiopulmonar). Ao realizar o teste ergométrico, é acoplada uma máscara no rosto do atleta, que funciona como um sensor para analisar os gases emitidos. Dentre outras funções, esse exame detecta o consumo máximo de oxigênio (VO2 Máx) e o limiar anaeróbio, que indica as zonas ideais para treinamento aeróbio. Esse exame também é solicitado para pessoas com menos de 30 anos de idade para verificar a presença de fatores de risco para doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, tabagismo, estresse, colesterol e diabetes.


A clínica Golden Spa, patrocinadora da equipe Brasplásticos-Unieuro-GoldenSpa, realiza todos esses exames, clique aqui para acessar a página da clínica.

Nenhum comentário: