domingo, 11 de abril de 2010

Fabian Cancellara surpreende Boonen e vence Paris-Roubaix


O suíço Fabian Cacellara (Saxo Bank) provou hoje que o ciclismo tem quase tanto de desempenho intelectual como físico, escolhendo o momento ideal para atacar e vencer isolado a clássica Paris – Roubaix, feito que alcança pela segunda vez na carreira.

Dividindo protagonismo e favoritismo com o belga Tom Boonen (Quick Step), o “Spartacus”, manteve-se atento a todas as movimentações do rival, que desferiu diversos ataques. Num período de transição, a 48 quilômetros da chegada, numa zona teoricamente fácil, Cancellara procurou Boonen no grupo restrito em que ambos se encontravam e surpreendeu o adversário que nesse momento se alimentava na parte de trás do grupo. Foi o suficiente para acelerar e isolar-se. Quando o belga viu que o suíço tinha escapado tentou reagir, mas já era tarde. Cancellara abriu vantagem e chegou ao fim isolado, depois de cumprir os 259 quilômetros de prova em 6h35m10s, com média de 39,2 km/h.

Desde 2005 que nenhum ciclista vencia em Roubaix na semana a seguir a triunfar na Volta a Flandres. Fabian Cancellara conseguiu-o em 2010 e, com isso, deixou Boonen com mais um motivo de “azia”. O desfecho da corrida de hoje impediu ainda o corredor da Quick Step de igualar o compatriota Roger de Vlaeminck como recordista de vitórias nesta competição. Pelo menos até 2011, Boonen se mantém com “apenas” três sucessos no Paris – Roubaix, uma a menos do que Vlaeminck e um a mais do que Cancellara.

Perdida a hipótese de lutar pelo triunfo, Tom Boonen não teve condições físicas nem psicológicas para lutar pelo segundo posto. Num dos mais duros e históricos setores da corrida, Le Carrefour de l’Arbre (km 242 – 2100 m), o espanhol Juan António Flecha (Sky) e o norueguês Thor Hushovd (Cervélo) saíram em perseguição de Fabian Cancellara. Conseguiram reduzir a diferença, mas nunca se aproximaram o suficiente para colocarem em risco a cavalgada para a vitória do suíço. Flecha e Hushovd entraram juntos no Velódromo de Roubaix, o norueguês não teve dificuldades para bater o espanhol na dicisão do segundo lugar.

CLASSIFICAÇÃO
1 Fabian Cancellara (Swi) Team Saxo Bank 6:35:10
2 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team 0:02:00
3 Juan Antonio Flecha Giannoni (Spa) Sky Professional Cycling Team
4 Roger Hammond (GBr) Cervelo Test Team 0:03:14
5 Tom Boonen (Bel) Quick Step

Nenhum comentário: