segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reitora da Unieuro


A Reitora do Centro Universitário Unieuro, Myriam Christiano Maia Gonçalves e o professor e técnico Renato André parabenizaram o ciclista João Schwindt pelo terceiro lugar obtido no Mundial Paraolímpico de Ciclismo, realizado no dia 22 de agosto no Canadá.

A competição, realizada ao longo da cidade canadense de Baie-Comeau, foi uma verdadeira prova de fogo para a delegação brasileira, composta por 10 atletas que competiram em diversas categorias. A temperatura na cidade estava em torno de 13ºC durante a competição. Para o representante do Distrito Federal, João Schwindt, no início foi difícil, mas depois que pegou o ritmo e esquentou o corpo, foi mais tranquilo percorrer os 79 km.

A definição da prova veio a partir da última volta de 11 km, quando Lauro Chaman, João Schwindt e os italianos Pierpaolo Addesi e Michele Pittacolo se destacaram do pelotão principal e abriram boa distância. Nos últimos quilômetros Soelito Gohr usou de sua experiência para arrancar do pelotão de trás e nos últimos metros conseguir ultrapassar os quatro atletas que estavam escapados. Na disputa pelo 2º e 3º lugares Lauro e João levaram a melhor em cima dos italianos. A disputa foi apertadíssima, os primeiros quatro ciclistas chegaram no mesmo segundo, ficando nos centésimos a diferença entre eles, onde foi necessária análise do ‘foto-finish’ para definição das primeiras posições.

Schwindt disse que o que mais o beneficiou foi o aspecto do trajeto. “De certa forma o percurso de subida me favoreceu, observei que alguns estavam com dificuldades nas subidas, e foi ali que abrimos a fuga. Nos últimos quilômetros, por desconcentração de nós quatro na fuga, deixamos o pelotão se aproximar demais, o que gerou uma chegada muito tensa, mas as coisas acabaram dando certo.”, observou o ciclista.

Com o resultado alcançado no Mundial, João Schwindt espera participar de outras competições nacionais e internacionais, visando atingir um bom resultado. No ano que vem ele deve participar do Para Pan no México e do Mundial na Dinamarca, ambas provas servirão como seletiva para os Jogos Paraolímpicos que serão realizados em Londres em 2012. Para isso, pretende intensificar os treinos.

Para seu treinador e professor da Unieuro Renato André, a conquista internacional veio em um momento bastante oportuno, pois nos últimos meses o ciclista vinha se destacando nas competições nacionais. “Fiquei bastante satisfeito com o desempenho dele. O João tem um desempenho muito elevado.”, contou o treinador.

Agora é o momento de retomar os treinos diariamente. São cerca de 80Km de treinos por dia, totalizando 600 KM por semana. Além disso, o trabalho realizado junto na academia faz a diferença nas competições. “Eu monto os treinos e ele faz na academia”, explicou o treinador. Segundo ele, João, tem todas as condições para conquistar competições internacionais.

Nenhum comentário: