segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

22 perguntas e repostas sobre Gatorade

01. Por que beber Gatorade?

Toda vez que praticamos alguma atividade física a temperatura do corpo aumenta. Começamos a transpirar e, com a evaporação do suor, a temperatura se equilibra. A transpiração provoca a perda de líquidos e sais minerais, substâncias essenciais para a saúde e desempenho do praticante de atividade física. Gatorade foi cientificamente formulado para ajudar a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos em movimento, por conter em sua composição água, carboidratos e sais minerais.

02. Gatorade dá pedra nos rins?

Não há relação direta entre o consumo de bebidas esportivas e pedras nos rins. De acordo com o National Kidney Foundation e os principais especialistas, há evidências muito fortes que sugerem que uma boa hidratação (ingestão adequada de líquidos) pode diminuir o risco de pedras nos rins. Além disso, a quantidade de sais minerais de cada garrafa de Gatorade equivale a uma fatia de pão integral ou um copo de leite. Rins sadios são perfeitamente capazes de processar essa quantidade de sódio. Além disso, quando seu corpo está desidratado, os rins têm que trabalhar muito mais para realizar as funções diárias. Assim, manter o corpo em perfeita hidratação é fundamental para proteger os rins de qualquer problema.

03. É verdade que Gatorade engorda ou pode prejudicar a dieta?

Gatorade fornece energia para os músculos em movimento para que você possa se exercitar por mais tempo e com mais vigor. Uma garrafa de Gatorade tem as mesmas calorias que uma maçã grande ou que uma barra de cereais. Estudos demonstraram que consumir uma bebida esportiva como Gatorade no lugar de água durante a atividade física pode diminuir a ingestão calórica total no resto do dia.

04. Gatorade aumenta a pressão arterial?

Para a grande maioria das pessoas, Gatorade pode ser ingerido sem restrição. Mas aquelas sensíveis ao sal devem adequar o consumo de Gatorade ao indicado pelo médico. Gatorade tem a mesma quantidade de sal que uma fatia de pão integral ou um copo de leite.

05. Gatorade é indicado apenas para atletas?

Não. Gatorade traz benefícios para toda pessoa saudável que se submeta a qualquer tipo de exercício físico, de uma simples caminhada a uma competição esportiva profissional.

06. Quem pode beber Gatorade?

Qualquer pessoa. Gatorade não tem contra-indicação. Pode ser consumido por todos, inclusive idosos e crianças. Claro que aqueles que estiverem em atividade física obtêm melhor e mais rapidamente os benefícios da bebida. Portadores de doenças e disfunções orgânicas como diabetes e hipertensão, somente devem ingeri-lo mediante orientação médica.

07. Diabéticos podem tomar Gatorade?

Sim, mas devem sempre consultar seu médico ou nutricionista antes de fazer qualquer mudança na dieta. Diabéticos fisicamente ativos necessitam da ingestão periódica de carboidratos para impedir que ocorra hipoglicemia durante e após as atividades. Os diabéticos também são mais propensos à desidratação por causa do volume de eliminação da urina e Gatorade pode ajudar também nessa circunstância.

08. Grávidas podem tomar Gatorade?

Sim. As mulheres grávidas fisicamente ativas são propensas à desidratação. Manter-se bem hidratadas durante a gravidez ajuda a proteger o feto dos perigos provenientes do aumento da temperatura materna. As mulheres grávidas que têm necessidade de dietas especiais devem consultar o obstetra ou nutricionista antes de qualquer mudança na alimentação.

09. Posso tomar Gatorade na caminhada ou apenas quando fizer exercícios mais fortes, como corrida ou musculação?

A bebida esportiva pode e deve ser usada durante e após qualquer tipo de atividade física, inclusive caminhada, mesmo com duração inferior a uma hora, explica o fisiologista do exercício Turíbio Leite de Barros Neto, da Universidade Federal Paulista (Unifesp). A perda de líquidos e eletrólitos durante o exercício depende não só da duração e intensidade, mas também das condições climáticas. Ou seja, quanto mais quente a temperatura estiver, mais desidratado você vai ficar.

10. Qual a composição de Gatorade?

Gatorade é uma formulação científica composta de água, carboidratos, eletrólitos (minerais) e elementos que dão cor e sabor.

11. Quando devemos tomar Gatorade?

Gatorade deve ser consumido antes, durante e depois do exercício físico. Desta forma, Gatorade promove ao organismo a hidratação necessária para garantir um melhor desempenho na atividade física por mais tempo.

12. Qual quantidade de Gatorade devemos tomar?

Deve-se ingerir de 250 a 600 ml de Gatorade, pelo menos duas horas antes do exercício físico. Durante o exercício, consuma Gatorade a cada 15-20 minutos, e a quantidade ideal deve ser calculada pela perda individual de suor. Esse valor pode ser obtido pesando-se antes e após a atividade física. A quantidade de kg que perdeu significa a quantidade de líquidos perdidos pelo suor e o quanto deve ser ingerido, portanto esta quantidade irá variar em cada pessoa. Depois do exercício, consuma um pouco mais de um litro de Gatorade a cada kg de peso perdido.

13. Por que Gatorade contém sódio?

O sódio é um dos importantes ingredientes na fórmula de Gatorade. Além de estimular a vontade de beber e melhorar o sabor, o sódio ajuda na absorção dos líquidos pelo organismo, garantindo uma correta hidratação e o equilíbrio do corpo. A quantidade de sódio encontrada em um copo de Gatorade é pequena, igual à de um copo de leite e menor do que a encontrada em um pão francês.

14. Por que a hidratação é importante?

A hidratação é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Manter-se bem hidratado é o modo mais fácil e importante para pessoas fisicamente ativas garantirem seu melhor desempenho. A desidratação pode ser evitada com o consumo adequado da bebida certa antes, durante e após o exercício.

15. Se não me hidratar corretamente, o que pode acontecer?

Uma hidratação inadequada pode desenvolver uma desidratação que compromete a atividade física e o desempenho nas atividades do dia-a-dia. Além disso, pode aumentar o risco de lesões e o aparecimento de doenças provocadas pelo calor, como a insolação. Identifique os sinais de advertência: dor de cabeça, fraqueza, fadiga, boca seca e câimbras musculares.

16. Por que Gatorade é melhor do que água?

A água pode ser uma escolha de bebida durante as atividades físicas, mas não contém as substâncias necessárias para repor o que seu corpo perdeu com o suor, além de não conter carboidratos que fornecem energia aos músculos durante a atividade física, não preservando o pique do praticante. Gatorade é uma bebida científica, formulada para devolver ao organismo o líquido e sais minerais perdidos pelo suor e a energia aos músculos.

17. Posso substituir a bebida esportiva por água-de-coco?

A água-de-coco é um alimento natural, e justamente por ser natural sua composição de carboidratos e sais minerais é muito variada. A composição média de sódio é muito baixa para pessoas fisicamente ativas. Prefira as bebidas esportivas cientificamente formuladas com a quantidade ideal de carboidratos e sais minerais.

18. Suco de fruta diluído em água ou bebida esportiva caseira são tão bons quanto Gatorade?

Não. Em ambos os casos, o sabor mais fraco dessas bebidas não vai estimular sua ingestão no volume correto quando as pessoas estiverem com calor e sedentas - exatamente o oposto do que deve ocorrer. Além disso, tanto o nível de carboidratos quanto os eletrólitos (sais minerais) podem estar em dosagens incorretas, podendo ocasionar prejuízos durante a prática da atividade física ao invés de benefícios.

19. Pode-se misturar Gatorade com água?

Não. Diluir Gatorade compromete sua eficiência porque reduz a quantidade de carboidratos, além de tirar muito do sabor e do prazer.

20. Gatorade contém adoçante artificial?

O sabor de Gatorade não vem de nenhum adoçante artificial. Muito pelo contrário, o adocicado da bebida vem dos carboidratos.

21. Gatorade contém conservantes?

Gatorade não precisa de conservantes porque é pasteurizado e fabricado em condições ideais de higiene. As embalagens são previamente esterilizadas e seladas a vácuo.

22. Gatorade ajuda na ressaca?

O etanol (álcool) das bebidas alcoólicas faz com que o corpo perca muita água através da urina, ou seja, ele age como diurético, o que pode desidratá-lo. Só para se ter idéia, a ingestão de 50g de álcool em 250ml de água faz com que sejam eliminados de 600ml a 1 litro de água no decorrer de várias horas. Além disso, pode ocorrer também um desequilíbrio de sais minerais quando a pessoa perde muito líquido na forma de urina, suor e vômitos, de maneira que a concentração de sais no sangue fica muito baixa. Isso é o que leva à típica secura da boca (e outras mucosas), sede e tontura típicas do "dia seguinte", por isso bebidas esportivas, como Gatorade, são ideais neste momento, pois repõem os líquidos e sais minerais perdidos, e ainda reabastece o organismo de energia.

Fonte: gatorade

2 comentários:

Anônimo disse...

Hi to all, how is thе ωhole thіng, I think every оne
is getting mοre from this ωeb sitе,
and уour νiewѕ aгe good desіgnеd for new users.


Feеl fгee to ѵisit mу ωeb blog
:: http://pointsforfree.wordpress.com/2013/02/09/microsoft-points-review/

Anônimo disse...

Fonte: Gatorade.
Hahahahhaa

Uma fonte imparcial:
http://fitseven.com.br/engenharia-de-fitness/suplementos/gatorade-nao-e-benefico