
SABIDO VESTE A CAMISA AMARELA
No dia em que Hugo Sabido (LA Alumínios/Antarte) vestiu a camisa amarela, foram os “amarelos” da Efapel/Glassdrive que deram espetáculo na subida à mítica Sraª da Graça, em Mondim de Basto. Rui Sousa venceu a etapa, Sérgio Ribeiro foi segundo e David Blanco fechou o pódio. Os três primeiros lugares foram preenchidos pela equipe de Carlos Pereira. Na quinta posição terminou Hugo Sabido que chegou à liderança da classificação geral da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros.
No quinto dia de prova chegou o primeiro grande teste com a ligação entre Viana do Castelo e Mondim de Basto (Sra. da Graça) numa extensão de 151,9 km. Milhares de pessoas assistiram à 4ª etapa da competição organizada pela Lagos Sports e entre os muitos amantes do ciclismo encontravam-se os canoistas medalhistas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Fernando Pimenta, natural de Viana, e Emanuel Silva.
No Km 35 formou-se na dianteira do pelotão um grupo de 14 atletas que, em conjunto, iam sacudir a etapa até ao sopé do “Monte Farinha”. A vantagem máxima foi de seis minutos, mas a diferença foi encurtada quando no pelotão a Carmim/Prio e a Caja Rural assumiram a perseguição. Ao Km 87 o capitão da equipa algarvia, Ricardo Mestre, caiu sozinho na dianteira do pelotão, mas ainda conseguiu regressar ao grande grupo. A terceira queda em três dias consecutivos foi um prenúncio para o que aconteceria no final da prova ao vencedor da Volta a Portugal de 2011.
As decisões da etapa estavam previstas para os últimos oito Kms da subida à Sra. da Graça. Na passagem por Mondim de Basto, como habitualmente, um enorme cordão humano conduziu com gritos de incentivo os corredores até à escalada final. Célio Sousa (Onda) que integrava a fuga, ainda tentou a sorte sozinho na dianteira enquanto lá atrás, o sul-africano Jay Thomson (UnitedHealthcare) desconectou-se do pelotão e despedia-se definitivamente da Camisola Amarela Liberty Seguros. A quatro km da meta, o último sobrevivente da fuga, foi absorvido e começaram outras movimentações. No grupo principal o azarado Ricardo Mestre foi dos primeiros a ficar para trás o que terá valido de motivação extra para o conjunto da Efapel/Glasdrive que colocou três homens no quinteto que entrou escapado no último km para decidir a chegada.
Antes, Hugo Sabido ainda tentou a sorte, mas depois de um pequeno ataque o contra-ataque foi demolidor.
O espanhol David de La Cruz (Caja Rural), o novo líder da Camisola Laranja RTP levou em sua roda Sérgio Ribeiro, David Blanco e Rui Sousa. Este último acabou por arrancar forte nos metros finais e venceu com três segundos de vantagem sobre os dois companheiros de equipe Sérgio Ribeiro e David Blanco. Comparativamente ao tempo do espanhol, Ricardo Mestre perdeu 52 segundos. Antes de festejar no pódio, Rui Sousa manifestava a alegria de repetir um triunfo na Volta. “A equipe está de parabéns porque estamos aqui para ganhar. O meu triunfo é mais uma vitória de sonho depois de ganho, em 2008, a chegada à Torre. Hoje não podia ser melhor, com a partida de Viana do Castelo. Foi um dia incrível e estou bastante feliz.”
Hugo Sabido ao terminar na quinta posição atrás do espanhol David de La Cruz (Caja Rural) conquistou a Camisa Amarela Liberty Seguros. O atleta acreditou que podia chegar à vitória quando pressentiu as dificuldades de David Blanco. “Tentei a minha sorte no último km, mas conseguiram-me alcançar e depois já um pouco motivado, não consegui responder ao Rui Sousa mas estou muito feliz por ter alcançado a amarela depois de uma chegada em montanha. Comecei no ciclismo com quatro anos de idade e esta é uma grande recompensa. É um momento que dedico a todos aqueles que me têm apoiado ao longo dos anos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário