terça-feira, 18 de setembro de 2012

MONITORAMENTO FISIOLÓGICO DO CICLISTA E A PREVENÇÃO DO OVERTRAINING



Monitoramento fisiológico do ciclista e a prevenção do overtraining
                         Por Renato André Silva

No treinamento de ciclismo a quantificação da sobrecarga de treino (Sobrecarga = Intensidade X Volume X Frequência) faz-se de suma importância, tendo em vista que, cargas de treino que subestimam os atletas não induzem adaptações positivas na performance, do contrário, cargas exageradas podem induzir fadiga frequente e overtraining.

O overtraining é definido como uma resposta deletéria ao estresse físico excessivo, com longa duração e/ou intensidade, que parece resultar também da pouca recuperação entre as sessões de treino. Em alguns casos o tempo de recuperação pode não ser adequado, já em outros, fatores estressores como: psicológico, estilo de vida, nutrição e infecções, podem contribuir para a síndrome do excesso de treinamento. Os sintomas do overtraining podem incluir dor muscular e fraqueza, microtraumas, alterações hormonais e de humor, maior esforço percebido durante o exercício, perturbação do sono, excreção urinária de catecolaminas, depressão e problemas nutricionais, tais como a perda de apetite e a diarreia.

É importante destacar a distinção entre overtraining de outras fontes de diminuição temporária do desempenho, tais como: anemia, infecção aguda e insuficiência de reposição energética. Apesar de que estes quadros podem ser iniciados ou agravados pelo estado de overtraining.

Este fenômeno pode ser investigado por diversas análises hematológicas e da frequência cardíaca de repouso. O acompanhamento regular destas variáveis parece ser o melhor ferramental dos profissionais de Educação Física que atuam como treinadores de ciclismo, a fim de identificar se seus orientados estão conseguindo absorver o estresse imposto pelo treinamento. 

Chamo atenção para a razão testosterona/cortizol como um razoável marcador hematológico para o monitoramento do corredor.



Prof. Ddo. Renato André Sousa da Silva (CREF 1114-G/DF)

Centro Universitário Euro Americano (UNIEURO)
Centro de Excelência em Medicina do Exercício (CEMEx)
Grupo de Estudos em Psico-Fisiologia do Exercício (GEPsE)
Equipe de Ciclismo RENOVE/Brasplásticos/Capital Recicláveis/CEMEx/FB
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9006545042898767
Webpages: www.youtube.com/profras
       www.unieuro.edu.br
       http://www.cemex.med.br/ 

Contato: (61) 9989-6015
"Exercitar o corpo é alimentar a alma"





Nenhum comentário: