sábado, 1 de setembro de 2012

VOLTA DA ESPANHA 14ª ETAPA: "PURITO" COM SANGUE NOS OLHOS

Na primeira das três etapas de alta montanha em sequência nesta Vuelta a España, Joaquim Rodriguez (Katusha) resistiu aos ataques de Alberto Contador (Saxo Bank) e teve forças para contra-atracar o compatriota a 300 metros do final em Ancares e conquistar mais uma vitória na competição. Não bastasse o resultado, Rodriguez ampliou sua vantagem na classificação geral e mostrou uma evolução em grandes voltas.

‘Purito’ defendeu a camisa vermelha em um dia marcado por cinco subidas categorizadas, com as últimas duas montanhas sendo de categoria 1. E, como esperado, os protagonistas jogaram suas cartas no final da escalada do Puerto de Ancares, com 9.5 km de extensão e média de 8.1% de inclinação.

A Saxo Bank foi quem liderou a perseguição a fuga. Um indício das intenções de Contador, que esperava ter sua primeira chance real de assumir a liderança da prova. Com cerca de 5 km para o final da etapa, o pelotão já se mostrava bastante seleto com cerca de 20 atletas. Enquanto Robert Gesink (Rabobank) sofria na parte de trás do grupo, Contador e Valverde promoveram ataques em sequência.

A aceleração dos dois promoveu quebras no grupo. Contador e Valverde logo tiveram a companhia de Dani Moreno e de Rodriguez. Um pouco atrás, Chris Froome mostrava mais uma vez as dificuldades no topo da montanha. O britânico teve auxílio do colombiano Rigoberto Uran e voltou a ganhar terreno e se aproximar do quarteto espanhol.

Quem também surpreendeu foi Andrew Talansky. O jovem norte-americano conseguiu se conectar ao grupo. Mais um grande valor no ciclismo americano, que tem visto a afirmação de Tejay Van Garderen na BMC. Duas promessas para o futuro nas grandes voltas.

Promessas à parte, o multicampeão Alberto Contador, com 1.8km para a meta, protagonizou um forte ataque. Sozinho, Contador abriu uma pequena vantagem para Rodriguez, Moreno e Valverde. Froome, após uma tentativa de contra-atacar na perseguição ao espanhol da Saxo Bank, mostrou suas fraquezas após uma temporada que envolveu Tour de France e Jogos Olímpicos.

Com o topo da montanha repleto de torcedores, a etapa ganhou um cenário típico dos grandes duelos entre os escaladores. O que parecia uma vitória certa para Contador ganhou outro desfecho com um regular Rodriguez seguindo sozinho na perseguição ao Pistoleiro. Um pouco mais atrás, Valverde também já aparecia solitário, enquanto Moreno já descolava da luta entre os ponteiros e seguia ao lado de Froome.

Desgastado, Contador não manteve o ritmo na parte final em Ancares, com trechos de 13% de inclinação. Rodriguez ganhou terreno e se juntou ao compatriota. E, assim como na 12ª etapa, selou mais um triunfo com um forte ataque já próximo a meta. Contador, com 5 segundos de atraso, terminou na segunda posição. Valverde a 13s de Purito foi o terceiro colocado.

Com o resultado, Rodriguez tem agora 22s de diferença para Contador. Se nada fora do comum acontecer nos próximos dois dias, a disputa pela camisa vermelha em 2012 realmente ficará entre os dois. Já Valverde e Froome prometem uma luta pela terceira posição. No momento, espanhol e britânico estão empatados com 1min41s de atraso.

Etapa
1 Joaquim Rodriguez (ESP) Katusha Team 4:10:28
2 Alberto Contador (ESP) Saxo Bank - Tinkoff Bank 0:00:05
3 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 0:00:13
4 Daniel Moreno (ESP) Katusha Team 0:00:35
5 Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 0:00:38
6 Andrew Talansky (EUA) Garmin - Sharp 0:00:44
7 Igor Anton (ESP) Euskaltel - Euskadi 0:00:56
8 Laurens Ten Dam (HOL) Rabobank Cycling Team 0:01:04
9 Tomasz Marczynski (POL) Vacansoleil-DCM 0:01:13
10 Nicolas Roche (IRL) AG2R La Mondiale 0:01:17

Geral
1 Joaquim Rodriguez (ESP) Katusha Team 53:06:33
2 Alberto Contador (ESP) Saxo Bank - Tinkoff Bank 0:00:22
3 Christopher Froome (GBR) Sky Procycling 0:01:41
4 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team
5 Daniel Moreno (ESP) Katusha Team 0:04:16
6 Robert Gesink (HOL) Rabobank Cycling Team 0:05:07
7 Nicolas Roche (IRL) AG2R La Mondiale 0:05:51
8 Andrew Talansky (EUA) Garmin - Sharp 0:06:13
9 Laurens Ten Dam (HOL) Rabobank Cycling Team 0:06:34
10 Igor Anton (ESP) Euskaltel - Euskadi 0:07:16

Nenhum comentário: