quinta-feira, 4 de outubro de 2012

APÓS VITORIA PURITO RODRIGUES CONFIRMA LIDERANÇA DO RANKING DA UCI. VEJA QUEM SÃO OS TOP 15




Joaquim Rodriguez comemora vitória em etapa da Volta a Espanha

Aos 33 anos, Joaquim Rodriguez, da Katusha, encerra a temporada como o número 1 do ranking UCI, após vencer na semana passada o Giro da Lombardia, na primeira vitória de um espanhol na prova.

Durante o ano, “Purito”, como é mais conhecido, chegou muito perto de levar os títulos de campeão do Giro D’Itália e da Volta a Espanha. Na primeira competição, passou 10 dias com a camisa de líder; na terra natal, ficou 13 dias na liderança. Os campeonatos escorreram por seus dedos, mas todo o esforço, afinal, compensou.

“Para mim, foi uma temporada perfeita. Ganhei a clássica Fleche-Wallonne no início do ano, fiquei em segundo no Giro D’Italia e em terceiro na Vuelta. Eu fiz o meu melhor,  me preparei para o Mundial de Ciclismo e para o Giro da Lombardia: no primeiro, o meu desempenho foi assim assim, mas, no segundo veio o triunfo”, declarou Purito.

Com a vitória na Itália, Rodriguez subiu para 692 pontos no ranking UCI, enquanto o britânico Bradley Wiggins (Sky) ficou com 601 pontos. A única maneira de Wiggins tentar reverter o resultado seria participando da Volta de Pequim, o que não ocorrerá.

Portanto, o campeão do WorldTour 2012  está definido.

Na classificação do ranking, atrás de Rodriguez e Wiggins, estão Tom Boonen (Omega Pharma), Vincenzo Nibali (Liquigas), Alejandro Valverde (Movistar), Simon Gerrans (Orica Green Edge), Chris Froome (Sky) e Peter Sagan (Liquigas) permanecem em seus lugares anteriores, do terceiro ao oitavo. O espanhol Alberto Contador (SaxoBank), que cumpriu suspensão por doping e não correu o Tour de France, mas venceu a Volta a Espanha, ocupa a 11ª posição.

RANKING UCI – OS 15 PRIMEIROS

1 – Joaquim Rodriguez Oliver (Esp) 692 pontos
2 – Bradley Wiggins (Gbr) 601 pontos
3 – Tom Boonen (Bel) 410 pontos
4 – Vincenzo Nibali (Ita) 400 pontos
5 – Alejandro Valverde (Esp) 394 pontos
6 –  Simon Gerrans (Aus) 390 pontos
7 –  Christopher Froome (Gbr) 376 pontos
8 – Peter Sagan (Esl) 351 pontos
9 – Samuel Sánchez González (Esp) 332 pontos
10 – Rui da Costa (Por) 309 pontos
11 – Alberto Contador (Esp) 290 pontos
12 – Edvald Boasson Hagen (Nor) 241 pontos
13 – Ryder Hesjedal (Can) 237 pontos
14 – Jurgen Van den Broeck (Bel) 237 pontos
15 – Rigoberto Uran (Col) 199 pontos

Nenhum comentário: