domingo, 4 de novembro de 2012

TRISTE FIM DE UMA DAS MAIS PREMIADAS EQUIPES DE CICLISMO DO BRASIL

Real Cycling Team: falta de patrocínio encerra equipe premiada

Por falta de verba, a Real Cycling Team, de Sorocaba, está com os dias contados. A equipe é a atual líder do ranking das Américas da União Ciclística Internacional (UCI), posição que a permitiria disputar competições internacionais em 2013.

Com um time de 12 atletas, além dos funcionários, a equipe que recebia patrocínios da Padaria Real, Caloi e Céu Azul Alimentos deve encerrar suas atividades no final do ano. A decisão é de José Eduardo de Souza, o Doia, que criou a equipe em 2005.

O dirigente afirma que conseguiu captar apenas 40% do total da verba necessária para manter a equipe, mas os valores para a empreitada não foram revelados. Por isso, resolveu permitir que os atletas negociem com outros times. Na semana passada, divulgou um comunicado anunciando a decisão.

Ironicamente, esse foi o melhor ano da Real Cycling, liderada pelos argentinos Edgardo Simón, que acumulava a função de técnico, e Francisco Chamorro, que conseguiu títulos individuais e por equipes ao londo do ano. No Tour do Rio, em setembro, a equipe venceu no geral, no individual, com Kleber Ramos, e na disputa de montanha, com Alex Diniz. Na Volta de São Paulo, em outubro, a equipe terminou em segundo na classificação geral e teve dois ciclistas entre os 10 primeiros, Alex Diniz, em oitavo, e Edgardo Simón, em nono. Parte da equipe não foi informada oficialmente do encerramento das atividades. O time ainda tem na agenda a disputa dos Jogos Abertos em Bauru.

Veja a íntegra do anúncio:
“A Associação Bike Brasil, mantenedora da Equipe de Ciclismo Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba, comunicou à Padaria Real, assim como aos demais patrocinadores e apoiadores, à comunidade do ciclismo, à imprensa especializada e à imprensa em geral o cancelamento das suas atividades para a temporada 2013.
A Padaria Real recebe essa notícia com natural pesar, mas ainda assim com orgulho de ter, entre seus diretores, um ex-ciclista que incentivou, na qualidade de mantenedor, por oito anos, seu esporte favorito.
José Eduardo de Souza, o Doia, fez a sua parte e deixou a sua marca. À imagem da Padaria Real, honrou o compromisso com seus atletas. Ofereceu a eles o acesso a um time profissional, constituído, antes de tudo, por ciclistas empenhados no resultado de equipe.
Mais do que recursos materiais, que pudessem garantir aos atletas oito temporadas, imprimiu sua filosofia, com a confiança necessária pela busca do crescimento progressivo, como ficou demonstrado em sua trajetória de competições.
Às indispensáveis virtudes da força e da habilidade físicas de que são possuidores os atletas de alto rendimento, somou-se o ambiente seguro e acolhedor que Doia proporcionou à equipe. Foram essas as circunstâncias que lhe permitiram estimular seus atletas a manterem o comportamento disciplinado, a mente focada e a estarem comprometidos com um sentimento maior que é o coletivo.
O retorno por parte da equipe resultou em uma sucessão de boas notícias. Com uma trajetória iniciada em 2005, na categoria Júnior, despontou vitoriosa nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior. A partir de 2009, iniciou na categoria Elite, com a contratação de atletas profissionais experientes e criteriosamente selecionados. Credenciou-se para disputar os mais importantes campeonatos estaduais e brasileiros. Em 2011, venceu a mais relevante competição do cenário nacional, a Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo, credenciando-se desta vez como uma equipe de nível continental. Em sua primeira temporada nas Américas, figura no primeiro lugar do ranking 2012, depois de encerrar como campeã absoluta do Tour do Rio, com todos os prêmios possíveis: por equipe e individuais (na classificação geral, e nas metas de sprint e montanha).
Essas maravilhosas lembranças, aliadas a tantas outras conquistas em provas clássicas, nos campeonatos paulistas e brasileiros, orgulham a Padaria Real. Só temos a agradecer, pelo grande prazer da convivência com esta equipe que sempre estará em nosso coração.”

Nenhum comentário: