terça-feira, 19 de abril de 2011

Liège-Bastogne-Liège (Bélgica)



A Liège-Bastogne-Liège ocorrerá neste próximo domingo, dia 24/04, na Bélgica.

Desde que venceu o Tour da Lombardia no fim de 2010, Philippe Gilbert declarou que faria uma preparação especial para a prova que ocorre neste domingo, a Liège-Bastogne-Liège, 257.5 km.

Por que? Simplesmente porque o percurso da Liège passa pela porta da casa onde ele cresceu e ele nunca venceu esta prova.

Gilbert nasceu em Verviers, cidade vizinha de Liège, cresceu em uma casa que fica na base da “La Redoute”, subida da Liège de cerca de 2 km com média de inclinação de 9.5 %.



Gilbert vêm de uma família de fanáticos por ciclismo e começou a competir ainda bem jovem em equipes amadoras. Tornou-se profissional aos 20 anos com a equipe francesa FDJ e desde cedo demonstrou potencial para provas de um dia. Em 2009 se transferiu para a equipe belga Omega Pharma-Lotto. Atualmente já é comparado pelos belgas à lenda Eddy Merckx, pela sua ética de corrida, seu estilo agressivo e seu instinto tático (é um dos poucos ciclistas que apoia a proibição do uso de rádio em corridas).

A Liège-Bastogne-Liège é atualmente a clássica mais antiga do calendário profissional. É realizada na Bélgica desde 1892, quando foi vencida pelo belga Léon Houa.

Gilbert irá correr a Flèche Wallonne nesta quarta-feira, mas seu foco está na clássica de domingo. No entanto o rótulo de favorito costuma atrapalhar, (Cancellara que o diga) além de que, os irmãos Schleck já declararam que vêm com tudo, após a decepção do último domingo na Amstel Gold Race, onde Frank caiu e Andy foi pego a 500 metros da chegada.






Gilbert com os irmãos Schleck durante o reconhecimento da Liège de 2010


Com certeza a torcida estará do lado do atleta da casa, e só ver o asfalto como está:







Gilbert com seu filho no último domingo após a Amstel Gold Race

Últimos vencedores:

2010 Alexandre Vinokourov
2009 Andy Schleck
2008 Alejandro Valverde
2007 Danilo Di Luca

Nenhum comentário: