terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tour do Lago

1º- Rodrigo Morcegão, 2º Fabinho, 3º João Schwindt, 4º Gustavo Chaveiro, 5º Anderson Abdala

Depois de três dias de participação no treino premiado do Lago Sul o atleta Rodrigo Morcegão (Memorial/Pref. Santos) foi o atleta mais regular da disputa e venceu o treino do chamado Tour do Lago. O ciclista que atua profissionalmente na equipe da Memorial de Santos concluiu a primeira etapa na quinta colocação vencendo o sprint do pelotão, venceu a segunda etapa no domingo e não pontuou na etapa da Volta ao Lago, mas mesmo assim atingiu 140 pontos e venceu o treino do final de semana prolongado.

Vários atletas participaram do Tour, mas não andaram todos os dias e por isso não puderam receber o título da volta organizada pelos atletas, a prova era aberta e todos podiam participar sem ao menos pagar inscrição, e detalhe, ainda tinha dinheiro e prêmio extra para o vencedor do Tour, e ainda assim vários atletas não compareceram, ou apenas fizeram um ou dois dias. Atletas desgastados não poderiam disputar de igual com atletas que não fizeram o mesmo trajeto ou esforço do pelotão, por isso não poderiam receber o título, mas ainda assim foram contemplados com o dinheiro concedido ao vencedor da etapa.

Nesta segunda-feira os atletas enfrentaram uma Volta ao Lago diferenciada, entrando pela ponte JK e finalizando no posto Texaco, na habitual chegada do pelotão. Com a pontuação desta última etapa sendo dupla, tudo poderia acontecer até mesmo Rodrigo Morcegão perder o título do treino.

Logo no início do treino uma fuga saiu em disparada abrindo grande distância em poucos minutos, já que o pelotão não esboçava reação nenhuma, Alex Vilar (UDF), Fabinho (Leão Bikes), Deusimar Alves (Unicesp/Neocom/C.Miroir/Bob’s), Cássio (Casca Grossa), Rogério Lopes (Unicesp/Neocom/C.Miroir/Bob’s) e o jovem Samuel (Avulso) eram os escapados a serem perseguidos. Quando o pelotão terminou a subida da Barragem do Paranoá alguns ataques aconteceram, mas ainda controlados pelo pelotão.

Em uma segunda tentativa, na altura da ML 11, Gustavo Chaveiro (Unicesp/Neocom/C.Miroir/Bob’s) tomou consentimento do pelotão, atacou e não foi perseguido de imediato. Algum tempo depois, outra fuga atacou o pelotão e passou a perseguir Chaveiro, alcançando-o na altura da ML 9 do Lago Norte. Fernando César (AAZ Racing Team), João Schwindt (Unieuro/Capital Recicláveis/GoldemSpa), Ismael Pinheiro (UDF/DF Ciclismo) e Eliseu da Leão Bikes se juntaram a Chaveiro e partiram em uma busca implacável atrás da fuga líder que andava a pelo menos 3 minutos à frente.

Com o pelotão desorganizado e a fuga andando organizada e constante as chances do pelotão neutralizar a fuga ficava cada vez mais remota. Alguns ciclistas não suportaram o ritmo da fuga líder e eram alcançados no meio do caminho pela fuga perseguidora. Samuel que estava na primeira fuga e foi alcançado e Eliseu da Leão Bikes que estava na fuga perseguidora não suportaram o ritmo e sobraram na subida do Varjão, em seguida Deusimar Alves e Cássio foram alcançados na L4 norte.

Nos momentos finais do treino a fuga líder foi alcançada pela fuga perseguidora, no grupo já sem Deusimar Alves, que trabalhou duro durante a etapa, apenas 7 ciclistas disputariam a vitória do dia. Após a subida do Dom Orione o atleta da UDF Alex Vilar atacou a fuga e partiu sozinho para a vitória, depois de andar aproximadamente 50 quilômetros escapados ainda teve forças para sozinho concluir e vencer o treino do dia.

Mais atrás tínhamos possíveis vencedores do Tour do Lago, valendo 160 pontos com a segunda colocação a ser conquistada e três atletas que tinham participado dos três dias, tudo podia acontecer, Fabinho, Chaveiro e João Schwindt poderiam vencer, mas também tínhamos Fernando César, Ismael, Cássio Casca Grossa que poderiam estragar a possibilidade de vitória de outra pessoa que não fosse o Morcegão, e foi exatamente o que aconteceu, Fernando César em dia inspirado acabou por prejudicar todos os ciclistas da fuga, simplesmente atacou inúmeras vezes até desfigurar o grupeto, deixando apenas Fabinho em sua roda que não o ultrapassou na chegada, concluindo o treino na 3ª colocação com 140 pontos, mesma pontuação de Morcegão, mas sem obter nenhuma vitória ficou com a 2ª colocação do torneio.

Atletas que não participaram dos três dias até obtiveram pontuação maior o que de certa forma poderia torná-los campeões do Torneio, mas o regulamento foi claro, o ciclista que não participou dos três dias estava fora da disputa geral do Torneio.

Já no terceiro e último dia a pontuação era dobrada para formentar a disputa, sendo dobrada para todos e dando oportunidade para todos vencerem, dependendo apenas de talento próprio e de parceria da equipe, para quem tivesse. E a história realmente mudou apenas o líder Morcegão não foi afetado, pois dois ciclistas pontuaram na zona de perigo no lugar de quem poderia tirar o título do grande ciclista Rodrigo Morcegão.

Alex venceu, Fernando César foi o segundo, seguido por Fabinho, João Schwindt e Gustavo Chaveiro, e como a pontuação era dobrada tudo mudou na classificação geral do torneio.

1º Dia

Anderson Abdala – 90 pontos (Leão Bikes)
Aílton -80 pontos (Unicesp/Neocom/C.Miroir/Bob’s)
Juliano Montandon - 70 pontos (AAZ Racing Team)
Wander Vieira - 60 pontos (Ciclo Race)
Rodrigo Morcegão - 50 pontos (Memorial/Pref. Santos)

2º Dia

Rodrigo Morcegão – 90 pontos (Memorial/Pref. Santos)
Rogério Lopes - 80 pontos (Unicesp/Neocom/C.Miroir/Bob’s)
Léo Landim - 70 pontos (AAZ Racing Team)
Rafael Borges - 60 pontos (Biciclo)
Hélder Fernandes - 50 pontos (Lazzaretti)

3º e último dia

Alex Vilar – 180 pontos (UDF/DF Ciclismo)
Fernando César – 160 Pontos (AAZ Racing Team)
Fabinho - 140 pontos (Leão Bikes)
João Schwindt – 120 pontos (Unieuro/Capital Recicláveis/Goldem Spa)
Gustavo Chaveiro – 100 pontos (Unicesp/Neocom/C.Miroir/Bob’s)

Classificação Geral do Torneio para quem participou dos três dias

Rodrigo Morcegão – 140 pontos (Memorial Santos) – 1 vitória
Fabinho - 140 pontos (Leão Bikes)
João Schwindt - 120 pontos (Unieuro/C. Recicláveis/GoldemSpa)
Gustavo Chaveiro - 100 pontos (Unicesp/Neocom/C.Miroir/Bob’s)
Anderson Abdala - 90 pontos (Leão Bikes)

fonte: www.ciclismobrasil.com.br

Nenhum comentário: