quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mecânico escreve sobre sua experiência em trabalhar com Lance Armstrong

Lance Armstrong, aos 39 anos, anunciou sua segunda aposentadoria do ciclismo profissional.

Com isso apresentaremos uma matéria interessante. A perspectiva de um mecânico que trabalhou com Lance em seu retorno ao ciclismo profissional.

Nick Legan é um ex-mecânico ProTour que recentemente trabalhou para a equipe RadioShack na temporada 2010, incluindo o Tour de France.

“No final da temporada de 2009 eu mesmo tinha parado de trabalhar com equipes de ciclismo profissional como mecânico. Na primavera de 2010 eu estava de volta a minha cidade quando recebi um telefonema. Eu vi um número belga na tela do meu celular e achei estranho. Quando uma voz disse: ‘Olá, sou Johan Bruyneel’.

Durante anos, quando eu dizia às pessoas o que eu fazia (mecânico de competição profissional), elas imediatamente me perguntavam se eu já tinha trabalhado para Lance Armstrong. Após essa chamada de telefone de Johan, finalmente fui capaz de responder afirmativamente a essa pergunta, poucos dias depois eu estava na Califórnia. Com o prazer de trabalhar com essas pessoas vieram maiores responsabilidades também.

Sobre trabalhar com Lance posso dizer que três coisas chamam atenção da perspectiva de um mecânico;

O primeiro é amado selim San Marco Concor. Ele não usa nenhum outro, mas ele não gosta quando eles são novos. Há uma história que seu mecânico pessoal em Austin emprestava os selims novos San Marco Concor de Lance para ciclistas locais para usá-los por um tempo.

Em segundo lugar estão os pneus. Ele usa os tubulares Hutchinson que veem com um carimbo de data de fabricação na fita base. Lance armazena os pneus em um local fresco e escuro (sua adega de vinho) por três anos antes de serem colados às rodas. O pneu mais novo que eu já colei para Lance tinha cinco anos e estava em perfeitas condições (melhor do que os novinhos, graças ao envelhecimento na adega).

Por último, Lance não gosta de trocar de quadros. Desde de antes do Tour da Califórnia até o final do Tour de France, Lance usou o mesmo quadro e garfo, em corridas e treinamento. Mesmo o mais meticuloso dos mecânicos não consegue reproduzir exatamente uma posição de um ciclista na bike. A maioria dos profissionais usa uma bike de treinamento que fica em casa e uma de corrida que fica com a equipe. Lance faz diferente, ele leva sempre a mesma bike para onde ele vai. (no caso dele as chances de danos na bike em decorrência do transporte diminuem pois ele viaja em seu avião particular).

Lance é uma marca, um fenômeno, e também um salvador. Ele também é uma pessoa. Cada vez que nos encontramos em uma nova corrida ele apertava minha mão, perguntava como estavam as coisas e nos jantares em equipe reunia todos.

Trabalhar com Lance foi ótimo para mim, da melhor maneira possível. Minhas experiências com Lance e a RadioShack mostraram-me que o ciclismo no mais alto nível pode ser: profissional, insano, intenso, cansativo, memorável, mas acima de tudo, gratificante. Obrigado Lance."


Mecânico Nick Legan

Nenhum comentário: