terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Tubulares Hutchinson


Mesmo com a revolução em relação à disponibilidade dos materiais usados por equipes ProTour, onde o que é usado por ciclistas desta categoria está cada vez mais disponível ao consumidor, ainda existem alguns itens que simplesmente não estão disponíveis para a compra. Um desses itens são os pneus tubulares Hutchinson, que são feitos especificamente para algumas equipes ProTour, são exatamente os mesmos pneus que foram usados por Lance e companhia em suas vitórias no Tour de France.

Pela primeira vez este ano eles estarão disponíveis aos consumidores, europeus e americanos pelo preço de $250 dólares cada. Ou seja, se um pneu Continental GP 4000 tubular custa em média 90 dólares nos EUA e aqui no Brasil não sai por menos de 200 reais, podemos dizer que se um desses pneus Hutchinson aparecer por aqui, com certeza não sairá por menos de 570 reais, CADA UM.

No momento apenas 50 deles estarão disponíveis para os consumidores americanos, e cerca de 500 em todo o mundo. Outros 2.000 a 3.000 que serão produzidos esse ano irão diretamente para as equipes patrocinadas pela Hutchinson.

O gerente de marketing da Hutchinson, Levi Olsen informou que hoje nos EUA só existe UM pneu desses (não colado), se existirem outros, devem estar colados em rodas de Lance ou Levi desde o ano passado, já que esse ano a equipe RadioShack está usando pneus Challenge.

O fabricante Hutchinson é o único que recomenda o envelhecimento de seus pneus por seis meses. Olsen diz que não há problemas se você não fizer isso, mas para conseguir a melhor performance do pneu deve-se colocá-los em um porão por seis meses ou mais.

Melhores com a idade?

Como o mecânico Nick Legan descreveu na última publicação do blog, Lance Armstrong costumava envelhecer esses pneus por cinco anos antes de colar nas rodas das bikes.

Esse procedimento tem um pouco de arte, ciência, romantismo e muita tradição.

Os tubulares não vulcanizados possuem já de fábrica seu interior colados geralmente em uma superfície de algodão, com o tempo essa cola que une essa superfície e a borracha do pneu seca, e quando seca o pneu se torna mais resistente a cortes e também fica mais flexível. Pelo menos essa é a teoria.

Já o procedimento de fabricação dos pneus vulcanizados usa o calor para derreter o pneu ao seu molde. Isso significa que a borracha utilizada deve ser capaz de lidar com altas temperaturas - este tipo de borracha não se beneficia nem um pouco do envelhecimento. O único resultado do envelhecimento da borracha vulcanizada é a degradação - menor resistência a furos, desgaste mais veloz e menor durabilidade em geral.

Ou seja, se seus tubulares são vulcanizados não tente envelhecê-los, caso contrário você pode envelhecer seu tubular, como fazer isso? Simples, encontre um local escuro, com clima semelhante ao de uma adega, e com temperatura controlada. Encha o pneu até 40-60psi, não os dobre e regularmente jogue um pouco de terra em cima, espere alguns meses ou anos e pronto, pode colar na roda e mandar ver.


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