terça-feira, 26 de abril de 2011

Eddy Merckx


Hoje o Belga Eddy Merckx, lenda viva do ciclismo encheu de elogios o compatriota Philippe Gilbert e sugere que agora ele deveria almejar algo além de vitórias em clássicas e etapas nas grandes voltas:

"Estou realmente impressionado com o que ele vem conquistando. Ele é forte fisicamente e mentalmente. Adoro assistir as corridas que ele participa, é emoção garantida, na Amstel, foi ele quem liderou a perseguição a Andy Schlek, antes dele mesmo o atacar, incrível. Na Flèche, foi ainda mais incrível, pois ele não tinha nada a seu favor, e o que falar sobre Liège? No fim, dois contra um e um final daqueles. Fantástico, estava faltando isso no ciclismo de hoje.

Eu sei o tanto que ele treina, é fenomenal, ele merece tudo que vem conseguindo. Ele possui um instinto perfeito de corrida e dificilmente erra. Alguns questionaram o ataque dele no mundial da Austrália ano passado onde era o mais forte e merecia a vitória, o problema é que ali ele estava nervoso, e não agiu como de costume.

Ele vive 100% para seu esporte, sabe o que pode e o que não pode fazer, é um exemplo para os demais. É um ciclista mais completo que Tom Boonen pois pode vencer todo tipo de corrida. Agora está com 28 anos e atingiu o topo da forma. Se ele emagrecer e se dedicar às montanhas ele poderia correr um bom Tour. Eu acredito que seria possível.”



Na minha humilde opinião eu discordo da lenda e de muitos especialistas que ao verem ciclistas como Cancellara e Gilbert passarem o rodo nas clássicas já acham que eles deveriam focar suas carreiras no Tour. O que tem de errado em ser um vencedor de clássicas? O ciclismo não se resume ao Tour ou ao Giro.

Não acho que tenha a ver com perda de peso. Gilbert tem 1.79 m e 67 kg, é mais alto e mais leve do que Lance Armstrong quando ganhou todos os seus 7 Tours (com
1.77 m e 70 kg). Agora, o Lance já ganhou alguma clássica?

Quarenta anos atrás os melhores ganhavam as clássicas e as voltas, mas no ciclismo moderno os caras precisam se especializar em um certo tipo de prova para poder vencer. Dificilmente Alberto Contador ganhará várias clássicas em um mesmo ano, do mesmo jeito que será pouco provável que Gilbert ou Cancellara vençam um Tour ou Giro.

Eu prefiro continuar vendo Gilbert e Cancellara darem um show nas clássicas, do que vê-los penando para tentar ficar entre os 6 primeiros no
Tour. E vocês?

JS.

Abaixo o atual Ranking da UCI:

fonte: www.sporza.be

Nenhum comentário: