quarta-feira, 10 de outubro de 2012

VOU TOMAR UM CAFEZINHO ANTES DO TREINO


 








Ciclistas que ingerem cafeína anidra uma hora antes da realização de exercícios de curta duração, em competições ou treinos, podem ter melhor desempenho, constatou pesquisa realizada pelo departamento de educação física da Unicamp (Campinas), após realizar mais de cem testes físicos.

Ingerir seis miligramas de cafeína por quilo de peso corporal aumenta o tempo de exaustão e atenua a taxa de fadiga muscular do atleta. Isso significa que o ciclista se mantém mais tempo fazendo exercícios de alta intensidade.

Segundo Leandro Ricardo Altimari, autor do estudo, a ingestão de cafeína por atletas era proibida até 2004 pela Agência Mundial Antidoping. Como a substância está presente em vários alimentos que fazem parte da dieta habitual de muitos países – e também por questões relacionadas ao controle-, acabou sendo liberada sem que sua ingestão seja considerada doping até os dias de hoje.

O que se observou, ao longo dos testes, foi que a cafeína atua como estimulante sobre o sistema nervoso central. Ela melhora o desempenho nos exercícios de curta duração por meio de aumento na velocidade da condução dos impulsos nervosos para as fibras musculares.Este aspecto, explica Altimari, causa redução da taxa de fadiga muscular.

Outro achado importante foi que os indivíduos iniciaram o exercício com percepção subjetiva de esforço menor após a ingestão da substância. Segundo o estudo, a cafeína mascara a percepção que o indivíduo tem do esforço que realiza em determinado exercício.

Nenhum comentário: