terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ARGENTINO EDGARDO SIMON MONTA EQUIPE E ESTREIA COM PODIO NA COPA AMÉRICA

Edgardo Simon é o diretor da Ironage
Edgardo Simon é o diretor da Ironage
 
O ciclismo brasileiro ganhou uma nova equipe para a temporada 2013. Trata-se do Team Ironage/Colner/Sorocaba/Penks.

A equipe tem como sede Sorocaba, cidade do interior paulista, que nos últimos anos foi a casa da Real Cycling Team ou Padaria Real, como era mais conhecida. A Real Cycling encerrou seu ciclo vitorioso inesperadamente no fim da temporada 2012, pegando os amantes do ciclismo de surpresa, pois a equipe vinha de grandes conquistas nas últimas temporadas.

Com o fim, Edgardo Simon, que era o técnico e também atleta da equipe, decidiu buscar novos desafios em sua carreira. O argentino saiu em busca de um patrocinador para montar uma equipe, agora sob seu comando.

“Eu pensei muito para saber como dar um rumo na minha vida. Poderia procurar uma nova equipe para ser atleta ou montar uma equipe. Parar ou prosseguir foram palavras que passaram diversas vezes pela minha cabeça. Resolvido as dúvidas, cheguei a decisão de montar uma equipe”, disse Simon.

“Bati em muitas portas [patrocinadores], mas nenhuma se abriu, até que consegui o patrocínio da
Ironage [marca de isotônico], que é um produto do grupo Petrópolis, responsável por diversas marcas de bebidas aqui no Brasil. Assim, consegui o orçamento necessário para começar a equipe”, explicou Simon.

“Também teremos na equipe as bicicletas da Colner e utilizaremos as roupas confeccionadas pela empresa Penks”, disse o técnico.

O nome oficial da equipe para a temporada 2013 será Ironage/Colner/Sorocaba/Penks.
Elenco da equipe
A equipe está composta por oito atletas, incluindo Edgardo Simon, que irá dirigir e também será atleta, como já fazia na temporada passada.

Equipe Ironage/Coner/Sorocaba/Penks
Equipe Ironage/Coner/Sorocaba/Penks
 
José Eriberto e Marcelo Moser, que integravam a Real Cycling, permaneceram ao lado do antigo técnico.

João Marcelo Pereira (ex-Assis); Jean Marcel da Silva (ex-Americana); Edson Antônio Ponciano (ex-São José dos Campos); Bruno Pereira da Silva e o argentino Juan Telmo Fernandes, completam a equipe Ironage.

“Mesmo com um orçamento reduzido, formamos uma boa equipe. Iremos focar nossos objetivos nas provas que tenham uma boa cobertura da mídia, pois isso dará um bom retorno ao nosso patrocinador e também visibilidade a equipe”, comentou Simon.

Estreia com pódio
A corrida de estreia da equipe foi na Copa América de Ciclismo, disputada no dia 6 de janeiro, no Rio de Janeiro.

A Ironage participou da prova com sete atletas, já que Edgardo Simon, se recupera de uma lesão. E a estreia foi com pódio.

Juan Telmo Fernandez, cruzou a linha de chegada na quinta colocação e deu a equipe a sua primeira medalha.
Juan Fernandes (dir.) levou a equipe ao pódio já em sua corrida de estreia
Juan Fernandes (dir.) levou a equipe ao pódio já em sua corrida de estreia
 
O resultado, já em sua primeira prova, mostra que a equipe irá brigar por títulos na temporada. Embora com um elenco reduzido, algumas surpresas poderão acontecer, já que o time contará nas próximas provas com a presença de Simon. Especialista no sprint final, principalmente em provas de longa distância, Simon, poderá ajudar a equipe a ganhar notoriedade no cenário brasileiro.
Além disso, José Eriberto, campeão do Tour do Brasil em 2011, terá mais uma vez ao seu lado, o técnico que o levou a ser campeão naquela temporada. Se ele pode repetir a façanha, não sabemos, só o tempo dirá.

30 anos de história no ciclismo
Edgardo Simon terá nesta temporada mais afezeres do que em outras passadas, já que além de técnico e atleta, Simon fará também a parte administrativa da equipe. Mas isso não assusta o argentino de 38 anos, que há alguns anos ganha a vida no ciclismo brasileiro.

“Este ano completo 30 anos no ciclismo. É muito tempo e você precisa se adaptar no que o esporte pede”, fala Simon.
Simon completará no dia 30 de março de 2013, trinta anos de dedicação ao ciclismo
Simon completará no dia 30 de março de 2013, trinta anos de dedicação ao ciclismo
 
Simon começou no ciclismo em 12 de março de 1983. Aos 16 anos, já defendia a seleção argentina. “Com 16 anos fui a um Mundial de Pista e lá, fora do meio horário de treino, ficava observando os campeões daquela época a treinar. Queria saber como eles faziam para serem vencedores. Foi assim, por vontade própria, que aprendi muito sobre o ciclismo”, falou.

Entre os títulos de destaque em sua carreira, estão o de campeão da Volta do Chile, dois vices no Campeonato Mundial de Pista em 2000 e 2002 e diversos títulos Panamericanos.

O atleta competiu em equipes argentinas, até se transferir para a Itália, onde teve bons resultados e voltou de lá por vontade própria.

“Minha família – esposa e filhos – estavam na Argentina e era muito difícil para eu ir vê-los, então resolvi voltar. Como na Argentina estava complicado para se viver do ciclismo, vim para o Brasil, onde permaneço até hoje.”, explica Simon
No Brasil, Simon defendeu a equipe de São José dos Campos, vindo depois a se transferir para Pindamonhangaba. Após uma temporada defendendo o time pindamonhangabense, o argentino se transferiu para a Real Cycling Team, ficando até o fim da equipe em dezembro de 2012.
Questionado sobre o que mais marcou os trinta anos de sua carreira, Simon disse que um título no Brasil, foi um dos mais importantes de sua vida no ciclismo até agora. E o título não foi dele, mas sim de um companheiro de equipe.


Eriberto e Simon se abraçam, após a etapa de montanha, que assegurou o título geral de Eriberto no Tour do Brasil em 2011
Eriberto e Simon se abraçam, após a etapa de montanha, que assegurou o título geral de Eriberto no Tour do Brasil em 2011
 
“Tive muitos momentos bons na carreira, como ser vice-campeão mundial de pista em 2000 e 2002 e outros, mas acho que o que mais me marcou nestes 30 anos, foi o título do Eriberto no Tour do Brasil em 2011. Foi um atleta que acreditou em mim e treinamos muito até ele conquistar o título geral do Tour. Lá no alto da Serra de Campos do Jordão, nos abraçamos e choramos muito. Ali nós vimos todo o trabalho recompensado”, disse emocionado Simon.

“Não basta apenas ter bons atletas, é preciso ter cabeça, analisar e trabalhar muito para que os resultados apareçam”, finalizou Egardo Simon.

Nenhum comentário: