sexta-feira, 24 de agosto de 2012

LANCE PERDE OS 7 TITULOS DO TOUR DE FRANCE




A Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos, na sigla em inglês) anunciou que irá banir o ciclista Lance Armstrong do esporte e que seus sete títulos da Volta da França serão retirados por comprovação de doping.

Segundo Travis Tygart, executivo-chefe da Usada, o órgão norte-americano tem poder para retirar as conquistas do atleta, apesar de Armstrong dizer que isso é impossível. O ciclista é acusado de ter usado substâncias proibidas durante 1999 e 2005, quando venceu o Tour de France sete vezes consecutivas.

Tygart disse que a decisão sobre o caso Armstrong, que teve as investigações iniciadas há cerca de três anos, é de “partir o coração”, mas que servirá de exemplo para manter a moralidade no esporte. Em comunicado divulgado na noite de quinta-feira, o atleta disse que não iria mais se defender das acusações “inconstitucionais” da Usada e que iria se dedicar apenas a cuidar de seus filhos, lutar contra o câncer e tentar ser “o quarentão em melhor forma no planeta”

Ciclista profissional desde 1992, o norte-americano é um dos atletas mais vitoriosos da história do esporte. Além dos sete títulos da Volta da França que lhe serão retirados, Lance ainda conquistou outras competições importantes, como a Volta da Suíça e a Volta de Luxemburgo. Ele também ficou conhecido por ter se curado de um câncer de testículo que se espalhou pelo corpo mesmo com apenas 40% de chance de sobrevivência, segundo seus médicos. Atualmente, ele mantém uma fundação que auxilia cientistas e desenvolverem tratamentos cada vez mais eficazes para o câncer.

Nenhum comentário: